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Por que é importante beber água e se manter hidratado

À medida que o clima esquenta neste verão, você pode estar se perguntando qual bebida o manterá hidratado. A água permite que você se mantenha hidratado e não contém calorias ou aditivos desnecessários. Nossa equipe de nutricionistas compartilha por que a água é sua melhor escolha o ano todo.





Por que devo beber água?


A água é vital para a nossa saúde. Ele desempenha um papel fundamental em muitas das funções do nosso corpo, incluindo levar nutrientes para as células, eliminar resíduos, proteger articulações e órgãos e manter a temperatura corporal.


A água quase sempre deve ser sua bebida preferida. Escolha-o em vez de bebidas açucaradas, como refrigerantes ou sucos, que podem ser ricos em açúcares simples e calorias.



Quanta água devo beber?


A quantidade de água que você deve beber varia dependendo do seu nível de atividade, condições de saúde, altura e peso, sexo e outros fatores. Aqui estão algumas diretrizes gerais, de acordo com o Institudo de Medicina:

  • Recomenda-se que os homens bebam 13 copos (cerca de 3 litros) de água por dia.

  • Recomenda-se que as mulheres bebam 9 copos (pouco mais de 2 litros) de água por dia. As mulheres grávidas devem beber 10 copos de água diariamente e as mulheres que amamentam devem beber 12 copos.

  • Crianças e adolescentes devem beber de 6 a 8 copos de água por dia. Novamente, tudo isso depende do nível de atividade, idade, peso, etc.


Comer frutas e vegetais frescos cheios de água também ajuda nessa ingestão diária de água. Para obter orientações específicas para você, pergunte ao seu médico ou nutricionista o que eles recomendam.



As bebidas esportivas são boas para mim quando estou me exercitando?


As bebidas esportivas são anunciadas para aumentar a resistência e repor os nutrientes perdidos durante o exercício intenso. Mas eles são necessários?


Essas bebidas contêm eletrólitos como sódio, potássio e cálcio, bem como açúcares simples (alguns podem não conter açúcar). No entanto, esses nutrientes geralmente são perdidos apenas em grandes quantidades durante o exercício de alta intensidade por uma hora ou mais. As bebidas esportivas podem ser úteis para pessoas que praticam exercícios intensos por muito tempo, especialmente se estiverem suando muito. Mas para não atletas, as bebidas esportivas são simplesmente outra bebida açucarada.


A maioria das pessoas deve beber água, não bebidas esportivas, durante os treinos.



As bebidas com cafeína fornecem hidratação?


A cafeína é encontrada em bebidas como café, alguns chás, bebidas energéticas e refrigerantes. Embora você possa urinar mais depois de beber uma bebida com cafeína, beber essas bebidas não faz com que você perca mais líquido do que consumiu. No entanto, a cafeína pode causar dores de cabeça e problemas para dormir em algumas pessoas.


No geral, a água é sua melhor aposta para se manter hidratado. É livre de cafeína, sem calorias e prontamente disponível para a maioria das pessoas.



É bom manter a água no carro?


Antes de pegar uma garrafa plástica de água que está parada em um carro quente, pense em quanto tempo ela está no calor.


Quando mantidas em altas temperaturas, as ligações químicas nas garrafas plásticas de água se quebram. Isso pode aumentar a chance de que os produtos químicos entrem na água. De acordo com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, essa quantidade de produtos químicos é muito pequena para causar problemas de saúde, mas pode aumentar.


Mantenha a água engarrafada na mesma temperatura que outros mantimentos. Evite deixar garrafas de plástico em um carro quente durante o calor do verão. Em vez disso, coloque uma garrafa de água em sua bolsa ou perto da porta, para que você possa se lembrar de pegá-la ao sair.



É possível beber muita água e se hidratar demais?


A maioria das pessoas está familiarizada com o que é a desidratação e como ela acontece. Mas a hiperidratação é possível? A hidratação excessiva ocorre quando alguém bebe grandes quantidades de água, o que pode alterar os níveis de eletrólitos no corpo, como cloreto, sódio e potássio. Não beber líquidos suficientes (desidratação) pode levar a sintomas como sede, rubor, fadiga e respiração rápida. Por outro lado, beber muito líquido (hiperidratação) pode causar náuseas, dores de cabeça, cãibras, fraqueza e confusão.


Para a maioria das pessoas, a desidratação é um risco maior. Mas se você estiver preocupado ou tiver sintomas de hiperidratação, converse com seu médico. Pergunte à sua equipe de saúde quanta água você deve beber por dia.




A água é a sua melhor escolha para a saúde


Você tem muitas opções de bebidas por aí. No final do dia, a água é a bebida de primeira escolha para uma melhor hidratação. Beber a quantidade certa de água para sua saúde pessoal e nível de atividade é importante. Experimente suplementos saudáveis, como hortelã fresca, pepino fatiado ou fatias de limão para adicionar sabor e variedade à sua água.


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17 de fev. de 2023
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